.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O bi-“botas” (ou salazarinho 0.2 ou “de segunda”)


 

.

O PSD de Montenegro não despenca. Diz que no partido vão aparecendo vozes críticas; que ninguém dá um passo para contestar o líder mas que Pedro Passos Coelho é o desejado. O jornalismo especulativo já se interroga se haverá condições políticas para o seu regresso à liderança do PSD.

Pedro Passos Coelho afigura-se assim - para esta estirpe de jornalismo enFerrojado e para sensibilidadezinhas piedosas que ficam todas molhadinhas à sugestão de um líder musculado - uma espécie de D. Sebastião com hormonas que espera sentado o apelo da pátria ansiosa para depois, como um salazar viúvo, de cabeça rapada e barba de três dias, a poder libertar de vez dos comunistas, dos sindicatos, dos buzinões, das greves, dos pobres, dos pretos, dos ciganos, dos imigrantes, dos identitários e das melgas que espantam os turistas, mas também para lhe sanear o défice das finanças públicas e “federar a direita balcanizada”, isto é, meter num bolso todos os queques coloridos do liberalismo luzitano e até mesmo os rolõezinhos pretos do integralismo chegano.

Representei-o assim mesmo, meio encoberto algures em Massamá, sentado num mocho com rodinhas à espera da vaga de fundo - com o seu pugrama para as classes média e baixa nas mãos e ambos os pés enfiados nas botas da defunta múmia de Santa Comba.

.

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Aquilo que antes se chamava imprensa e hoje se denomina por comunicação social, já está preparada
a vaga de fundo não tarda...

X Dias Longo disse...

Não queria, não quero acreditar mas, parece que o povo português não se livra deste Dom Sebastianismo bacoco, esperando sempre alguém que salve a pátria.
Abraço