.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Eis o homem


 .

               No regime burguês os que trabalham não lucram e os que lucram não trabalham

Friedrich Engels

Este é mais um retrato cantinflesco. Da galeria dos ministros de António Costa. Neste caso um ex. Ex-ministro. Pedro Nuno Santos.

Tal como Friedrich Engels, Pedro Nuno Santos também é filho de um industrial (um no ramo dos lanifícios, em Manchester, no século dezanove; outro no ramo do calçado, em S. João da Madeira, na actualidade). Ambos socialistas, bem-parecidos, altaneiros e façanhudos. Mas receio que as semelhanças fiquem por aí.

Se não, vejamos: Frederico foi um socialista que defendeu abertamente a igualdade entre os homens numa sociedade sem classes pugnando contra o regime burguês e contra tudo o que este prezava, como a propriedade privada, a usura, o lucro, a ganância, a acumulação, a herança, a santa religião, o casamento (e o baptismo, a confissão, a penitência, até mesmo a extrema unção). Protector e principal colaborador de Karl Marx, Frederico escreveu uma porção de obras (A Sagrada Família, 1845; Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, 1880 e A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, 1884, por exemplo) que ajudaram a consolidar aquilo que hoje se chama marxismo.

Pedro Nuno, por seu lado, é um socialista que já foi ministro (demitiu-se por causa de um diz-que-disse-que-não-sei-quê-que-não-me-alembra-mas-já-vou-ver-no-meu-noutebuque) e, segundo alguma imprensa, também bastante acantinflada, representa a “ala esquerda” de um partido socialista que defende a economia de mercado (!).

Como vedes, não tem nada que ver.

A não ser o facto (talvez não despiciendo) do homem não se importar de pertencer a um clube que o aceita como sócio.
.

Sem comentários: