.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O olhar dos outros

(Eduardo P. Lunardelli, visto por mim)
(eu, visto por Eduardo P. Lunardelli)
.
Em fins de Outubro, Eduardo P. Lunardelli (do blogue Varal de Idéias, com link na barra lateral) propôs-me um repto: participar num curioso "intercâmbio internacional de caricaturas", que ele promove com artistas de todo o mundo e que edita num dos seus mais de quarenta blogues - propunha-se fazer a minha e convidava-me a  fazer a sua.
Inicialmente reticente, decidi por fim participar num joguinho que me parecia algo frívolo. Apesar de estar habituado a representar os outros, por vezes de forma impiedosa, tenho que confessar que observar-me visto por outros é uma novidade para mim e, como tal,  um pouco estranho. Mas como dizia Pessoa: "primeiro estranha-se, depois entranha-se". 
.
Quando Eduardo me enviou o seu desenho (a minha caricatura), confesso que me custou digeri-lo. Mas já está. Apesar de algumas imprecisões "topográficas", reconheço que está lá tudo. "Numa das facetas desse diamante que se chama verdade".
O "joguinho algo frívolo" revelou-se afinal um exercício de inesperada profundidade. Como referi a Eduardo, "revelou-se um teste divertido à nossa capacidade de aceitar a ideia, ou a imagem, que os outros fazem de nós. Além disso, penso que é um exercício inteligente, que relativiza a dimensão dos nossos egos (faz-nos questionar a ideia que fazemos de nós próprios)".
.
Quanto ao meu desenho, Eduardo gostou muito porque o achou "gentil". E acrescentou (Eduardo é um verdadeiro cavalheiro) outras gentilezas, que não me coíbo de publicar: "Seu traço tem muita personalidade. A decomposição, sua marca. Muito obrigado". 
Do meu retrato também gostei. Não por ser gentil. Ou muito preciso. Mas por ser verdadeiro. 
Eu gosto que me digam a verdade. Considero-o uma suprema gentileza. Sobretudo quando me fazem um desenho. 
.

1 comentário:

Judite Castro disse...

:)
Gostei. Dos Bonecos e do texto.
:)