.

domingo, 8 de maio de 2011

Francisco Pinto Balsemão




Ele é um senador do regime e um dos seus pais fundadores. Fundou o jornal “de referência” do regime e um dos partidos do alterne do regime em referência. É um notável. Se esta choldra fosse a Inglaterra ele seria o presidente da câmara dos lordes. Um senhor.

.Paladino da liberdade de imprensa, ainda há pouco perorou aos meninos da católica sobre o assunto. Na referida palestra, o magnata da comunicação (ele é o dono do Expresso, da SIC e da Visão) disse que “em democracia também há censura”, e que “a liberdade de imprensa nunca se deve dar como garantida”. Nem mais. Para demonstrar que sabe do que fala, não se referiu à liberdade do jornalista precário. Ficou-se pela liberdade do dono da empresa. É assim mesmo. Cada um fala do que sabe.

.E ele sabe de tudo. Do país, do seu partido, do dos outros, do acordo para o empréstimo do FMI - “foi o que se conseguiu”- disse, e de soluções para o futuro; ele defende que para esta choldra sair do "pântano" são necessárias soluções diferentes do habitual, sustentando que "apenas 'by the book'"não se chega "a parte alguma". Por isso mesmo ele defende um governo PS+PSD+CDS. O que, como se sabe, nunca foi tentado (estes três partidos que têm governado o país desde 1975 e o levaram ao ponto em que está, fizeram-no sempre "à vez" ou em coligações parciais, o que é, como se sabe, um forte handycap). Agora, todos juntos, numa coligação alargada, é que vai ser.

.Quem sabe, sabe. Foi condecorado recentemente pelo presidente da República com a Ordem da Liberdade, mas ostenta muitas outras vistosas distinções, obtidas aquém e além mar. E, segundo o seu verbete na wikipédia, ele é, além disso, o orgulhoso trineto de um filho bastardo d' el rei D. Pedro IV. O que significa que, em democracia, a ilegitimidade não retira pedigree à fidalguia.
.


.

1 comentário:

cid simoes disse...

E quase todos os governantes, convidados pelo Balsemão, passaram pelo crivo Bilderberg.