.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O patriotismo mendicante



De todas as formas da estupidez o patriotismo é, para mim, a mais inquietante e enigmática.
Consiste basicamente em, através da propaganda, transformar pessoas sem qualquer brio individual ou qualidades cívicas notórias numa turba cheia de auto estima, convictamente consciente dos supostos valores da sua hereditariedade. Quanto mais grunhos, impreparados e civicamente amorfos forem os indivíduos, mais ululante se torna o fervor colectivo. Em geral, isto é perpetrado com intuitos políticos mais ou menos óbvios mas sempre inconfessáveis.

.
Em Portugal, onde tudo assume contornos sempre muito pitorescos, este fenómeno adquire por vezes proporções de um ridículo que atinge a atrocidade.
O Município de Cascais resolveu patrocinar um vídeo supostamente dirigido aos finlandeses, onde, em penosos seis minutos e quarenta e quatro segundos do mais rutilante orgulho nacionalista, tenta convencer os gélidos comedores de rena a emprestar dinheiro à ditosa pátria.

.

O desenho é a base de todas as artes da representação. A caricatura é uma destas artes.

Este desenho foi o que me ocorreu para representar essa pitoresca (que deixou a blogosfera lusitana embevecida) nova variedade de patriotismo, específica e retintamente portuguesa, o mendicante.

.

.

1 comentário:

cid simoes disse...

Já nem bato à porta, entro e deixo uma "boca" - esta está o máximo!
Assim pela noitinha volto a passar por aqui e afano o "boneco".