HOJE, DIA 21 DE SETEMBRO, DIA INTERNACIONAL DA PAZ, o EnCAntar pela Paz TEM A HONRA DE APRESENTAR, PELA PRIMEIRA VEZ NA FIGUEIRA DA FOZ, O FILME “NO OTHER LAND”, PREMIADO EM 2025 COM O OSCAR DO MELHOR DOCUMENTÁRIO DE LONGA METRAGEM.
ÀS 21.30H, NO AUDITÓRIO MADALENA BISCAIA PERDIGÃO
Como Abertura desta sessão dedicada à evocação do DIA INTERNACIONAL DA PAZ, o actor Vitor Filipe irá interpretar, com acompanhamento musical de Pedro Abreu e videográfico de David Fadul, o poema dramático “A Gota de Mel”, de Léon Chancerel; um libelo pela paz que foi estreado em Portugal por António Pedro no TEP em 1959 e proibido pela censura.
No Other Land é um filme documentário palestino-norueguês realizado em 2024 por Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, um colectivo israelo-palestiniano que trata da ocupação israelita na Cisjordânia, território palestiniano, e das destruições de propriedades palestinianas por Israel. O filme foi concebido um acto de resistência durante a guerra em Gaza, começada em 2023.
Teve estreia mundial em 2024, no 74º Festival de Cinema de Berlim, onde mereceu o Prémio Panorama, o galardão do público para o melhor documentário. Em 2025 também mereceu o Oscar do Melhor Documentário mas não a distribuição em salas nos Estados Unidos. Tal como em Israel. Esta é a primeira vez que é exibido na Figueira da Foz.
Após a exibição do filme, a noite culminará com uma acção performativa a partir do poema “Mais guerras, não” de Alberto Uva, pelo Colectivo Poético d’ODezanovedeJunho.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário