.

domingo, 24 de dezembro de 2023

Postal do rei Herodes - a estória do natal


 

.

O rei Herodes foi um rei muito malvado que, há muitos muitos anos, reinou sobre o território da Judeia, como representante do Império Romano. Segundo a wikipedia, tratava-se de um “rei cliente”. Naqueles tempos, a Judeia era um estado cliente* . Hoje em dia sabemos que já não é bem assim. Enfim, dizque é um estado soberano. Em todo o caso, a actual potência administrante já não é, seguramente, o império romano.

O rei Herodes tornou-se muito impopular entre os cristãos por, segundo S. Mateus, ter mandado massacrar todas as crianças do sexo masculino até aos dois anos de idade. Herodes teria sabido do nascimento do futuro rei dos judeus através dos três reis magos mas os três estarolas (que eram mouros e deviam ser o rei do Hamas, o do Hezbollah e o da Pérsia) recusaram-se a dizer-lhe o nome e a morada do pimpolho. Foi o primeiro massacre dos inocentes. Mas foi também o primeiro milagre de nossosenhor pois, como toda a gente sabe, Ele escapou incólume, de toda aquela inqualificável e inadmissível sangueira, nas palhinhas deitadinho. A partir daí os cristãos ficaram com um gosto particular por milagres e por massacres. E assim passaram - a ver massacres, à espera de milagres - todos os últimos dois mil e vinte e três anos.

Hoje em dia o rei da Judeia já não é Herodes. O actual rei representante chama-se Benjamin. Benjamin Netanyahu. Os massacres também já não são tão selectivos. Agora englobam crianças de todas as idades, adultos, idosos, casas, hospitais, burros, vacas, cães e gatos e até sapatos, de todos os sexos e independentemente da idade. É geral. O diccionário da língua portuguesa chama-lhe genocídio. A potência que delega a administração, como referi acima, também já não é o império romano. Mas continua a lavar as mãos à vista grossa.


Este postal de natal é dedicado a todos os cristãos do Ocidente que, nesta noite feliz, ainda acreditam no pai natal e no direito de Israel à auto-defesa e que continuam a festejar o aniversário de nossosenhor sempre à espera do milagre enquanto assistem confortavelmente, em directo pla televisão, a mais um massacre de inocentes.

---------------------

*um estado cliente, segundo a wikipedia, é um estado que é económica, política ou militarmente subordinado a um outro estado mais poderoso nos assuntos internacionais e (as merdas que se aprendem na wikipedia) até existem vários tipos de estados clientes, tais como o estado satélite; o estado associado; o estado fantoche; a neocolónia; o protectorado; o estado vassalo e o estado tributário.

.

1 comentário:

cid simoes disse...

Não temo Heródes, tenho é medo dos cretinos que assistem passivamente à barbárie.