.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus

.

No passado 22 de Abril, Charles Mingus, “the angry man of jazz”, teria completado cem anos, se não tivesse soçobrado aos cinquenta e seis, em 1979, colhido pela esclerose lateral amiotrófica, a mesma foicinha estúpida, malévola e letal que também levou o Zeca.

Mingus foi um génio turbulento, excêntrico e truculento e um dos mais inspirados, exuberantes e pouco convencionais compositores, arranjadores e instrumentistas do jazz, e da música de forma geral. Multi-instrumentista (principalmente contra-baixista, mas também pianista, trombonista e violoncelista) também era conhecido pelo seu comprometimento anti-racista.

Uma feroz e irredutível intransigência em comprometer a sua integridade artística e um certo número de experiências traumatizantes ligadas ao racismo sempre provocaram nele, em palco e não só, numerosas e temíveis erupções de cólera e violência física que lhe valeram a fama de homem-zangado do jazz. Uma fama quase tão justa como o prestígio altivo, afirmativo, límpido e sem concessões, da sua imensa música.

.

 

1 comentário:

cid simoes disse...

Desconhecia, Obrigado e... 25Abril, Sempre!