.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Charge continuada


.
Como já referi num ou outro post algures neste blogue, os fascistas não gostam que lhes chamem fascistas.
O Brasil é um caso ilustrado disso mesmo.
O caricaturista Renato Aroeira está a ser alvo de uma acção judicial por ter assinado um desenho que terá irritado o presidente da junta local, o tal de Bolsonaro. O contexto está explicado aqui. Tudo indica que a coisa se baseia numa lei de Segurança Nacional aprovada pela ditadura militar e estranhamente nunca revogada num país que se rege por uma constituição democrática aprovada em 1988 que consagra o direito à liberdade de expressão.
Mas Aroeira não é caso único. Outros cartunistas brasileiros estão neste momento a ser alvos de semelhantes investidas por outros casos. A ideia, bastante óbvia, é silenciar toda a oposição e até o riso, que é o que sobra aos pobres quando não há mais nada.
.
A verdade é que se queriam silenciar Aroeira, falharam em toda a linha. Acontece que outro cartunista, Duke, publicou no twítter uma releitura da charge de Aroeira e instou todos os seus colegas do Brasil a fazerem o mesmo no que ele chamou “charge continuada”, em alusão ao título do desenho de Aroeira, e que iniciou um belo movimento internacional de caricaturistas em apoio a Aroeira e contra os desvarios do fanatismo e da estupidez em geral. O desenho acima é o meu contributo #somostodosaroeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns por toda sua obra, bem demonstrada nesta página. Ótimas caricaturas, e textos muito inteligentes e lúcidos. Uma pena não poder mostrar aqui a sua (minha) caricatura de 2013. Continuo gostando muito. https://vtmadaquinta.blogspot.com/