.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

A “Felgueiras”


.
Pior do que o confinamento é a prescrição informativa a que nos sujeitam sem opção.
O jornalismo de merda ocupa agora todo o espaço informativo. E, na RTP tem mesmo as suas vedetas, pagas como jogadores de bola, como José Rodrigues dos Santos e Carlos Daniel, por exemplo - e Sandra Felgueiras.
.
Com uma obsessiva fixação na justiça, Sandra é (como refere o seu verbete na wikipédia in inglish) uma apresentadeira de TV que ficou conhecida por entrevistar o casal McCaan. Embora tenha pai conhecido, Sandra usa, garbosa e exclusivamente, o apelido materno - como um brasão heráldico ou, talvez, como um programa de acção. O seu jornalismo justiceiro tem, às Sextas-Feiras à noite, um palco privilegiado, um pugrama só dela, de justiça na hora onde, em plena impunidade, faz os seus julgamentos sem apelo.
.
A “Felgueiras” representa, com fulgor e sangue na guelra, aquela espécie de auto-proclamado jornalismo d’investigação dirigida àquele público que nunca lê e ainda assim vive descansadamente fascinado com a sua própria ignorância; um público que confunde o “erotismo com ginástica”, o sentimentalismo com a poesia e o olho do cu com a feira de Março; também não distingue, nem suaves nuances, entre a  mais alarve facúndia e o verdadeiro conhecimento – muito menos entre a impudência, o simples descaramento, e a autêntica coragem.
.
Ao contrário dos advogados, que muito judiciosamente só fazem perguntas para as quais já sabem as respostas, este jornalismo inquisitorial só faz as perguntas para as quais “acha” que sabe as respostas. Para este jornalismo de inquisição uma entrevista é sempre um interrogatório e uma notícia é sempre uma sentença agravada.
.
Se isto se passasse na CMTV eu não estranhava, é o que a casa gasta. O que me parece esdrúxulo é que se passa num canal público.
.

2 comentários:

X Dias Longo disse...

Caro Fernando Campos
Infelizmente somos todos nós que pagamos a esta Sra. quando vamos pagar a conta da luz.
Talvez a Sra. tenha algum problema mal resolvido? Nunca gostei de gente que se arma em justiceiro e acha que tem razão.
Um abraço virtual e obrigado pelos seus bons desenhos
Xavier Longo

martelo , maceta disse...

por mais que se esforce esta criatura não passa de uma arrogante e consegue mesmo ser desagradável.