.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O ministreiro da propaganda



.
O segredo do demagogo é fazer-se passar
por tão estúpido quanto a sua plateia,
para que esta imagine ser tão esperta quanto ele
Karl Kraus
.
Para Voltaire, o melhor governo seria aquele em que houvesse o menor número possível de inúteis. Não sei o que monsieur Francois Marie Arouet pensaria do actual governo de Portugal. Um verdadeiro alfobre. Tal como o país, aliás, que é um fenómeno.
.
O ministro adjunto e do desenvolvimento regional Poiares Maduro, por exemplo, é licenciado em direito, docente, jurisconsulto, ganhou prémios de ciência e até foi condecorado pelo cavaco com a comenda da ordem de Santiago da Espada por, segurem-se, mérito literário, científico e artístico. Ah, e tem obra publicada (em istrangeiro e tudo) - sobre quê? Pois, sobre direito, ófecórse. Tem até uma que se chama «A Constituição Plural -Constitucionalismo e União Europeia».
.
Pois bem, o pobre imbecil não sabe (nem sonha) que os juízes não têm absolutamente nenhum exclusivo no debate sobre as leis. Apenas as aplicam.

.
É ou não um fenómeno, este país?
Ao contrário dos países normais, neste, os demagogos nem sequer são dissimulados. São mesmo autênticos. Sinceros. Ou seja, o seu segredo é que são tão alvarmente cretinos como a sua plateia.

Sem comentários: