.

terça-feira, 30 de abril de 2013

O secretário moedas


.
No Alentejo as pessoas transportam apelidos, alguns bem pouco usuais para não dizer pitorescos, que derivam certamente de alcunhas bastante eloquentes sobre o género de actividades a que se dedicavam os seus coevos. Existem por exemplo os Pau-Grosso, os Negreiros, os Cobra, os Borracho, os Serradura, os Pinoca, os Sim-Sim, os Zabumba, os Penetra etc., etc. Assim, se um alentejano hodierno der pelo apelido de “Conas” é bastante plausível que um qualquer antepassado seu se tenha dedicado com alguma proficiência a actividades sei lá, ligadas à ginecologia ou assim.
.
Carlos Moedas, o secretário de estado da Troyka, foi eleito deputado pelo círculo de Beja. Do seu apelido alentejano é bem possível, com alguma bonomia, entrever um Moedas de antanho especialista em numismática, mas pelas idiossincrasias do rapaz o mais provável mesmo é ter havido na sua mais ou menos remota ascendência um interesse muito mais do que académico, uma fixação explícita, pelo contado, ou mais prosaicamente, pelo vil metal.
.
Todavia o rapaz moedas é dotado. O secretário Moedas não é um secretário qualquer. É o secretário de estado da troyka. Tem assento no conselho de ministros e despacha com o seu compincha, o Borgia das privatarias, com quem já aprendeu imenso na área das “fusões” e “aquisições”. São ambos rapazes Goldman Sachs.
.
E ainda estão só a começar. Se os portugueses os deixarem “trabalhar”, como pretende o presidente da república, um algarvio apelidado Cavaco, quando eles acabarem, todo o país estará privatizado. Então, à excepção de umas quantas famílias conhecidas, todos os outros portugueses responderemos pelo mesmo apelido: os Fodidos.

1 comentário:

cid simoes disse...

E eu acrescentaria ...E MAL PAGOS.