.

domingo, 4 de março de 2012

Maomé na confraria do toucinho


.
Paul Krugman é um economista norte-americano que ganhou uma vez um prémio nobél por causa de uma teoria qualquer sobre, salvo seja, as transacções comerciais globais e escreve todas as semanas (ou sempre que lhe dá na veneta) umas merdas no Niúiórquetaimes.
Krugman é o aijesus da esquerda moderna em Portugal. E não só. Também da direita. Vai daí, as merdas que escreve no niúiórquetaimes provocam sempre imeenso frisson neste país.
Sim, porque as nossas elites intelectuais (de esquerda e de direita) lêem imeenso o Niúiórquetaimes. Todas as semanas, nos pasquins de Lisboa, e nos blogues, há imeensa polémica por via das interpretações ou traduções criativas que ambas fazem das merdas que o Krugman diz no Níuiórquetaimes.
.
-Krugman é um adversário intelectual da austeridade económica (mas não por cá, só na Alemanha).
-Krugman acha que os portugueses estão a ganhar bem demais e que deviam ganhar 30% menos do que os alemães (percebem agora porque se interessam os nossos intelectuais da direita radical pelo que diz o Krugman?) mas não tanto como os chineses (aqui exulta a esquerda moderna, partidária da austeridade moderada ou, soi-disant “inteligente”).
-Krugman discorda da receita merkozy para a Europa. 
-Krugman não acha que o euro seja lá grande espingarda. 
-Krugman acha que a entrada de Portugal no euro não foi lá grande espingarda.
-Krugman gosta imenso do sistema de segurança social europeu; o que faz dele, na América e para a nossa direita radical (e para a moderada) um perigoso esquerdista.
-Krugman acha que não dá para analisar Portugal porque este é “um país de economia muito difusa”, o que quer dizer, mais coisa menos coisa, que ele nunca tinha sequer pensado nisso pois não se preocupa com pentelhos, coisas insignificantes - só com a macroeconomia - o euro, o dólar, as transacções comerciais globais e o caralho, you know
Ou seja, como quase todos os norte-americanos, duvido que soubesse onde fica Portugal, ou sequer que esta choldra era país.
-
Mas agora já sabe. 
Foi homenageado com, não um nem dois mas três; sim, 3 - três - doutoramentos honoris causa. Por outras tantas universidades de Lisboa meudeus.
É preciso que se diga que estes templos do saber português são dirigidos por alimárias professorais que se estão positivamente a cagar para o que diz o Krugman; ensinam e preconizam todos os dias precisamente o contrário.
.
Mas não faz mal. A nata dos economistas portugas pode não aprender nada com Krugman, mas ensina-lhe geografia. Essa é que é essa. É preciso mostrar às putas quem é que são os coirões.
Todavia, e apesar de tudo, consta que se divertiram todos imeenso.
A aula magna estava toda iluminada (apinhada de luminárias) e todos queriam ver o Krugman. Parecia o salão de festas da confraria do toucinho em dia de entregar o diploma a um Maomé cínico mas desvanecido que se deixou levar para a pândega.
.

1 comentário:

cid simoes disse...

E colocaram a indigência no pedestal da sua mediocridade.De tudo isto o que se salva é a caricatura e a prosa.