.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Zé Lensqui, o "herói do nosso tempo"


.

Há melhor forma de comprovar-se dono do seu destino do que apontar a si próprio uma arma sem saber se está carregada e apertar o gatilho?

O Zé Lensqui gosta muito de armas (é esse aliás um dos problemas dele com os russos) mas nunca o faria.

O Zé Lensqui é um cóboi, não é um romântico.

O Zé Lensqui não é um herói-romântico como o personagem de Lermontov (ah, estes russos).

O Zé Lensqui não joga a roleta-russa.

O Zé Lensqui odeia tudo o que é russo (sobretudo a literatura).

O que Zé Lensqui faz é dizer aos ucranianos para jogarem à roleta-russa com os russos (os ucranianos fornecem as cabeças e os russos as pistolas - ou a carne e o canhão, respectivamente, se preferirem).

Mas não só. O Zé Lensqui também proíbe partidos políticos. 

Sob a alegação de que os mesmos são “pró-Rússia”, siglas como Oposição de Esquerda, União de Forças de Esquerda e Partido Socialista da Ucrânia foram banidas, enquanto partidos de ultradireita ligados a grupos neonazis, como o Pravyi Sektor e Svoboda, continuam imperturbados a instruir os ucranianos na mais enigmática e inquietante forma de estupidez, o patriotismo, que consiste em convencer os mancebos (até aos 60 anos) de que há algo particularmente glorioso e edificante em jogarem à roleta-russa com o senhor Putin e as senhoras e  crianças na fuga em massa para toda a Europa ocidental onde, na melhor das hipóteses, serão a nova munição do capitalismo internacional para fazer baixar de vez o preço da mão-de-obra, perdão, o custo do trabalho.

Deve ser por isso que Volodymyr Olexandrovytch Zelensky, o Zé Lensqui, é o chuchu de quase toda a comunicação social ocidental, e um verdadeiro herói para o nosso jornalismo-de-merda e para o bom povo que come gelados com a testa.

.

6 comentários:

Janita disse...

Sabe...?- Senti uma imensa vergonha por todas estas bárbaras injustiças que acabou de escrever. O boneco do Putin faz mais o seu género, não é?
Enojou-me tanto que vou de imediato zarpar com os seus rabiscos do meu blog para fora, antes que o fedor se propague e avance como um míssil de "última geração". Tenha vergonha!

fc disse...

Eu tenho vergonha, nha senhora.
Podia tentar explicar-lhe que este post não é sobre o pulha do senhor Putin, é apenas sobre o pulha do senhor Zé Lensqui. Mas reconheço que isso seria exigir-lhe um esforço intelectual visivelmente acima das suas possibilidades.
Creia que tenho mesmo imensa vergonha - que pessoas que seguem este blogue não saibam infelizmente ler. Mas quanto a isso não posso fazer nada. Lamento.
Por isso vácomdeus, zarpe de vez com os meus rabiscos do seu blogue pra fora e vá comer gelados com a testa para onde quiser. E não volte.
Fernando Campos

cid simoes disse...

Nestas ocasiões topamos pessoas que nos pareciam capazes de refletir e surgem-nos broncas e janitas que nem um chavelho. Tive algumas surpresas; mas como diria o cónego Guterres: é a vida!

Rogério G.V. Pereira disse...

Saiu daqui bem aviada.
Boa malha!

X Dias Longo disse...

Meu caro Fernando
Nos tempos que correm, quem se atreve a ter uma opinião que não seja a favor da Ucrânia, é a favor dos Russos, mesmo que se diga um milhão de vezes que não. Infelizmente essas pessoas só vêm o que lhe enfiam pelos olhos dentro. Deveriam ler um pouco mais a história dos povos.
Um abraço

Unknown disse...

INFELIZMENTE AINDA VAI APARECENDO ALGUNS INQUISIDORES QUE AINDA VÃO ACREDITANDO NOS MILHAZES E ROGEIROS DA NOSSA PRAÇA. SE O ZÉ LENKA TIVESSE CUMPRIDO COM O QUE ASSINOU (ACORDO DE MINSK) NADA DISTO TERIA ACONTECIDO. ABRAÇO