.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O gosto dos contribuintes



Existe, no reino maravilhoso, delirante e repleto de muita e boa gente hospitaleira (beautiful people) que é o Portugal profundo, uma actividade que está, muito mais do que a arte, dependente do chamado “gosto dos contribuintes”. Trata-se da publicidade.
.
O caso em estudo, (foto acima, tirada daqui) - trata-se mesmo de um case-study, como se diz em português académico - refere-se a um evento que ocorreu no passado fim-de-semana, em Maiorca, freguesia da Figueira da Foz. O acontecimento, de evidente cariz popular, foi organizado pelo Grupo Motard Senhores da Paciência com o alto patrocínio e apoio logístico da Junta de Freguesia local, da Câmara Municipal e da empresa municipal Figueira-Grande-Turismo.
.Devo dizer que, ao contrário de municípios como Alijó (com a sua Bienal Internacional de Gravura), Sernancelhe (com o seu Festival Internacional de Guitarra Clássica), ou Montemor-o-Velho, o município da Figueira da Foz não dissipa o dinheiro dos contribuintes em iniciativas elitistas. Pelo contrário. Tratando-se pois de um meeting de cariz cultural (teve striptease e cantorias), desportivo, social (teve também o alto-patrocínio de uma conhecida marca de bejecas e muito cumbíbio) e benemérito (a receita apurada terá sido, dizem, para benefício do núcleo local da Cruz Vermelha), e visto que contava apenas com o apoio logístico das entidades oficiais, a organização teve que recorrer ao contributo generoso do tecido empresarial da freguesia.
E é disso mesmo que trata a publicidade.
.
O cartaz é o retrato feliz e literal do Portugal profundo e labrego, concebido à imagem e ao gosto do contribuinte (o tecido empresarial da freguesia está lá todo, enfileirado, como num verdadeiro retrato de família).
Presumo que seja isto a publicidade pacheca: uma coisa fiel (no espírito e na letra) aos critérios estritos balizados pelo grande pensador da Marmeleira.
.
Adenda e correcção.
Corrigindo um erro imperdoável, o seu a seu dono: a organização do notável e lúdico evento em apreço deve-se, isso sim, ao inefável Grupo Motard Senhores da Paciência. À Junta de Freguesia de Maiorca ficou apenas a dever-se apoio: moral e logístico. Assim é que está correcto.
Na Figueira da Foz nunca se deve confundir traveira pai com traveira filho.
Vale.
.

Sem comentários: