.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O estranho caso do doutor Xecq e do senhor Quil

As personagens que criei há três anos para o blogue “Outra margem” (e que edito aqui, na barra lateral) já ultrapassaram os novecentos “cartoons”, ou “vinhetas”.
O nome destas personagens é uma alusão ao “Dr. Jekill” de Robert Louis Stevenson, através de uma (feliz, reconheço) semelhança fonética e quer dizer qualquer coisa como “constata e mata” (check and kill).
Se na obra de Stevenson, Mr. Hyde é o alter ego do Dr. Jekill, estes personagens jogando xadrês são igualmente um prolongamento do meu eu. Tal como Flaubert da Madame Bovary, eu também posso dizer que o Dr. Xecq e o Sr. Quilc’est moi”.
Mas a transcendência acaba aí. Eles corporizam apenas um recurso (gráfico) para eu comentar a actualidade com algum sarcasmo e o humor possível.
Receio mesmo que eles sejam apenas uma maneira de eu falar sozinho.

.

Sem comentários: