.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O juiz-de-fora


.
Agora que as autárquicas se aproximam e até já existe um blogue figueirense a elas dedicado (http://autarquicasfigueira.blogspot.com/), aqui vai mais um cromo para actualizar o meu Álbum Figueirense.
João Ataíde é o príncipe perfeito da "esquerda moderna" local e deste maquiavel em particular.
Depois de um complexo e algo polémico processo de escolha democrática (num escrutínio em que o seu adversário não sabia que ia a votos) foi ele o escolhido para ser o eleitoque retirará a Figueira da Foz do opróbrio e da apagada e vil tristeza em que vegeta e a levará, incólume e exultante, ao futuro”, já a seguir.
Carregando consigo todo o prestígio da magistratura portuguesa (seja lá o que for que isto queira dizer) é a segunda vez que este juiz de carreira é emprestado à política: se agora está emprestado ao partido socialista, da primeira vez foi emprestado ao PSD (terá mesmo desempenhado responsabilidades num governo deste partido).
Este independente, de auto-proclamado centro-esquerda “de matiz liberal” seja-lá-o-que-for-que-isto-queira-dizer, é o menos conhecido dos candidatos. Do pouco que se sabe dele, além de ser um juiz “emprestado à política”, é que é presidente de um clube de golfe. Talvez por isso, uma das suas prioridades é um campo de golfe. Outra é um campo de futebol que baptizará com o nome do seu mandatário da juventude, mas também "uma pousada da juventude, a "reconversão da frente ribeirinha e do mercado municipal" e claro, "um parque temático". - Sinto que os leitores figueirenses deste blogue já estão de boca aberta, impressionados com a “visão estratégica” e a “capacidade analítica” para “diagnosticar” e “implementar” “decisões estruturantes” para este desgraçado concelho. Pois fechem-na. E descontraiam. Ainda nem sequer se conhece o limiar da profundeza do seu pensamento político. Tampouco a sugestão de um nome dos que vão constituir a “sua equipa”.
A procissão ainda vai no adro.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

desde quando é que joão ataíde esteve em algum governo do psd?foi juiz e director da pj.reveja um pouco melhor as suas fontes

Anónimo disse...

E avisou o Pinto da Costa para dar de frosques, antes de ser detido, não foi?

Fernando Campos disse...

Dado que não tenho por hábito esgrimir razões ou argumentos com intercutores não identificados esta é uma excepção sem exemplo -
- Ao anónimo do dia 22:
se leu atentamente o texto, deve naturalmente ter-se apercebido que a afirmação está na condicional; o que se explica pelo facto de não a ter podido confirmar (apesar de poder jurar tê-lo lido em qualquer parte, gostaria de estar em condições de assegurar não a inventado). Por isso, e só por isso, concedo-lhe uma parte da razão. Embora, e como já se deve ter apercebido também, este não é um texto jornalístico, não tem por isso qualquer compromisso com a "verdade". Como texto de humor o seu único compromisso é, talvez, com a verosimilhança.

Fernando Campos disse...

no comentário acima,
onde se lê "intercutores",
deve ler-se, naturalmente, "interlocutores".