.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

um coup d’état de caricatura e a solidão em Tegucigalpa


.
A propósito do golpe de estado nas Honduras e da mais do que equívoca cobertura por toda a imprensa dita “de referência”, sugiro este link que, embora abertamente alinhado, com a sua perspectiva histórica talvez contribua para um mais perfeito entendimento do que realmente se passa nestas remotas paragens da América Central.
Convenhamos que o episódio grotesco da detenção do cartoonista Allan Mcdonald e da sua filha de 17 meses, (a captura foi concretizada brutalmente por um contingente militar, que o surpreendeu na sua residência, tendo os militares destruído o seu computador e queimado os seus desenhos e material de desenho numa fogueira) e a subsequente reacção solidária dos cartunistas de quase todo o mundo civilizado contribuíram em muito para esclarecer (se fosse preciso) o que parecia mais um dos costumeiros imbróglios de uma república de bananas.
Apesar da solidariedade abertamente manifestada em todo o mundo e da censura pública no seu país, Mcdonald continua a dar o seu testemunho, agora de uma imensa mas esperançada solidão. (vejam aqui o notável texto de abertura do seu sítio da internet)
Gostaria que ele soubesse o quanto invejo e admiro a sua liberdade de corajosamente tomar partido.
Este desenho é para ele e para o povo das Honduras, nestes dias cinzentos de Tegucigalpa.
.

Sem comentários: