.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cruyff e a metáfora do futebol

.
tudo o que sei da moral e das obrigações dos homens, devo-o ao futebol
Albert Camus
.
Johan Cruyff foi, talvez, o melhor jogador de futebol de todos os tempos – era ele o engenheiro da famosa laranja mecânica e do F. C. Barcelona. E também um dos seus melhores teóricos, e treinadores. 
Para ele o jogo joga-se com o cérebro (os pés só servem para apontar os golos) e em equipa. O futebol de Cruyff celebrava ousadamente a beleza, o improviso, a imaginação, a alegria de jogar e o prazer colectivo.
.
Cruyff é também autor de algumas frases cuja eminente verdade desconcertante é de difícil contestação e que são como que metáforas para a vida. Como esta por exemplo: "o futebol é um jogo de erros. Aquele que fizer o menor erro, vence"; ou esta: "toda a desvantagem tem a sua vantagem". Ou então esta: "o acaso é lógico".
Cruyff não acredita em Deus: “Em Espanha, todos os 22 jogadores fazem o sinal da cruz antes de entrar no campo. Se funcionasse, seria sempre empate."
.
Johan Cruyff trava presentemente uma dolorosa luta pela vida, contra o cancro - que ele retrata com uma metáfora de futebol: “Sinto-me como se estivesse a ganhar por dois a zero ao intervalo. Mas sinto que vou vencer no fim”.
.
Há dias, Leonel Messi e Luis Suarez apontaram um penalty a meias, à Cruyff, celebrando e homenageando a ousadia, o desassombro e o inconformismo do seu velho mestre.

O futebol é mesmo como a vida. Pode ser a miséria nefanda, rotineira e mercenária que se vê todos os dias na televisão; mas também pode ser algo magnífico, generoso e belo, que realmente valha a pena pelo simples prazer do jogo. Mas é mais raro.
.

Sem comentários: