.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Por humor à arte


A Biblioteca Jaume Perich (Premiá de Dalt, Barcelona), especializada em cartoon político e humorismo gráfico criou um página web para disponibilizar esta secção do seu acervo. Esta secção nasceu em 2006 graças ao legado de livros do escritor e cartunista Jaume Perich (segundo Kap, é a melhor colecção pública de livros de humor gráfico de Espanha).
Humoralart.com é o nome deste novo site dedicado ao humor gráfico, aos caricaturistas e aos recursos em rede para os amantes do humor e da sátira. “El objetivo de esta página web es reunir los muchos y excelentes recursos que existen en Internet sobre la materia, procurando sistematizarlos. Está dirigido tanto al navegante que quiere reírse cada día con una buena viñeta, como a quienes desean profundizar en algún tema específico”.
De momento bilingue (catalão e castelhano), está aberta a sugestões e colaborações de todos e propõe-se fazer um acompanhamento exaustivo de tudo o que acontece no mundo do humor gráfico, uma actualização das informações diárias relativas ao género, avisos de actos e exposições, guias de leitura, resenhas de livros e uma base de dados de blogues ou sites referentes ao humor (onde consta o nome deste vosso criado na alegre companhia de inúmeros colegas portugueses e brasileiros, e catalães. E castelhanos. E argentinos. E galegos.) e recursos para amantes do género ou profissionais, além do acesso a colecções digitalizadas de uma vasta lista de publicações satíricas.
Vai já para a coluna aqui ao lado. Por humor à arte.

Sem comentários: