.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O regresso do morto




Eu explico: Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, que apesar de uma gestão municipal discutível, teve um percurso político respeitável, está a um passo de cometer um feito inédito para um político - o de cumprir, ainda que postumamente, uma promessa.

Foi presidente da Câmara da Figueira da Foz durante 16 anos (de 1983 a 1998) e na última reunião do executivo a que presidiu, proferiu esta solene ameaça: Aile bi béque!”. Assim mesmo, em francês e tudo, julgo que para se fazer entender por quem tivesse referências políticas cinéfilas. Se não está nas actas, deve constar das crónicas jornalísticas da época.
Pois bem, o velho Alfredo está de volta por interposta pessoa, a de sua filha, Joana. Nem mais.
Esta Aguiar de Carvalho, de quem não se conhece intervenção política sobre o que quer que seja, está na lista de candidatos à Câmara pelo Partido Socialista num (a julgar pelos rumores ululantes oriundos da Rua Direita do Monte), invejável lugar elegível.

Isto releva, receio, outra singularidade política figueirense: na respública figueirinhas, a notoriedade é dinástica. Não se merece, herda-se. Mais ou menos como as pratas, a diabetes ou o mau feitio.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O desenho não é inédito. Fui pescá-lo ao meu baú. Foi publicado no extinto jornal A Linha do Oeste, salvo erro em fins de 1997.

1 comentário:

o cu de judas disse...

bem francês não é, inglês tão pouco, mas a desgraça é que vai voltar, será que não existe na Figueira ninguém mais capacitado para esta lista. Isto não é uma monarquia, nem governo de aristocratas, chiça, este juiz cada vez me desilude mais