.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

FECO-Portugal

“Ainda está para decidir se o trabalho dos cartoonistas é fazer sorrir ou fazer chorar, mas é seguro que eles convivem bem (e não a hostilizam) com essa manifestação humana: a capacidade de sorrir; particularmente na sua versão amarela.”


Zé Oliveira


Já está.
Os cartoonistas portugueses já têm uma associação.
E Zé Oliveira é o seu presidente. “Chama-se FECO, porque é criada com o objectivo de se filiar na Federação internacional designada FECO - Federation of cartoonists Organizations, que abrange três dezenas de países.”
Vejam aqui a crónica da constituição da associação, pela pena do seu presidente e animador do blogue Buraco da fechadura.
Zé Oliveira, em entrevista ao jornal de Leiria, constata como eu, que “a saúde do cartoon está frágil” e que “os jornais estão a ficar leves na informação que transmitem; substituem o cartoon pela simples ilustração porque ninguém quer fazer ondas” e que “passaram a publicar caricaturas simples, lisonjeiras e simpáticas”.
Zé Oliveira acha que “o cartoon é um cavalo de Tróia porque divulga as artes plásticas a par do seu lado de excelência que é a divulgação de ideias”.

Eis enfim uma associação a que não me importaria de pertencer.

Não imagino porém se estes tipos solitários aceitariam como associado alguém como eu…
Por outro lado, como dizia Marx, Groucho: “Não sei se me orgulhe de pertencer a um clube que me aceita entre os seus membros”

Que se dane. Vou inscrever-me.
Sempre poderei dizer a meus netos que pertenci a uma organização internacional de intrépidos e melancólicos cultivadores do riso. E da gargalhada.

Sem comentários: