.

sexta-feira, 14 de março de 2008

A sensatez radical dos imbecis

A vida dos irresponsáveis caricaturistas seria um tédio sem estes cretinos sensatos e radicais.
Quando se está sem assunto, na mais negra das brancas, há-de sempre cair do céu um destes especímenes da estupidez alarve, mesmo que seja porta-voz do partido do governo e vice-presidente da sua bancada parlamentar.
-Claro que sim, excelência. Os caricaturistas merecem tudo o que lhes cai do céu na prancheta. Os imbecis merecem o céu e tudo o que cai da prancheta dos caricaturistas. Estão bem uns para os outros, sim senhor. Trata-se de uma troca tácita. É assim: os imbecis dão o assunto aos caricaturistas que em troca lhes concedem a posteridade. Capisce?

Ou deseja que lhe faça um desenho?
Já está.




Uma das boas coisas da democracia é que esta não obriga (ainda) os caricaturistas ao sufrágio universal, nem a qualquer outro tipo de avaliação. Se o fizesse, não tenho dúvidas que neste país até o humor seria triste.
Embora já vá havendo caricaturistas sensatos e titulares, que se prestam à avaliação do chiste à peça, o humor em Portugal vai sendo como em todo o lado, desopilante e irresponsável. É a sua índole, livre, imprevisível e libertária.
É por isso que eu vou sendo um democrata.
.

Sem comentários: