.

sábado, 11 de novembro de 2017

os anjinhos caídos

.
O meu amigo Agostinho achou o novo Calisto Elói da plítica figueirinhas. Um anjo caído. Trata-se de Rui Duarte, o socialista que terá alegadamente trocado uma candidatura rebelde à Junta de Buarcos - S. Julião por um cargo de gestor executivo na Figueira-Domus. Agostinho associa-o à personagem camiliana por ver nele alguém que supostamente encarnava os "valores autênticos"(!) do socialismo figueirense(!) e se despenhou desamparado no lodaçal perverso e sórdido da real-politik figueirinhas. Para Agostinho, a "sua ilusória ascensão, não é mais do que a sua queda politica e, com ela, a desilusão de muitos que depositaram em Rui Duarte a esperança de uma lufada de ar fresco" na plítica cá da choldra.
.
O caso pode porém não ser tão óbvio e literal ao plot camiliano mas é, decerto, igualmente farsola e patusco. Tem que ver com percepção errada e expectativas elevadas.
A verdade é que Rui Duarte pode não ser nenhum anjo e pode nem sequer ter caído, excepto em tentação. Isto é, ele pode ser simplesmente um típico português, um homem comum, um figueirense de lineu: alguém que, muito prosaicamente, sem ingenuidade nem inocência, prefere um penacho na mão do que outro a voar. Fiz-lhe o retrato, quase-robot porque é um caso-tipo, para o meu Album Figueirense, embora os anjinhos caídos desta estória sejam outros.
.
Mas a estória foi assim: cansado de se ver sempre relegado para segundo plano por um ex-pescador reformado e semi-analfabeto, o arquitecto Rui Duarte terá decidido avançar - tornando pública a vontade de se candidatar à Junta - contra o preferido pelo aparelho do seu partido. Este, receando perder uma eleição onde os votos se dispersariam por duas candidaturas irmãs, resolveu a coisa de uma penachada: oferecendo-lhe uma sinecura numa empresa camarária em troca da desistência da candidatura (uma saída de sendeiro, mas para cima). Perante isto, Duarte fechou a boca e agarrou o penacho com as mãos ambas - o homem comum, como dizia Sir Herbert Read, "não assalta a bastilha onde a beleza está em clausura. Tem senso prático, como se costuma dizer".
.
É aqui que entram as altas expectactivas. A ascenção de Duarte (nada ilusória, muito real, meu caro Agostinho) foi, certamente, a sua queda – apenas em tentação - mas foi sobretudo a queda dos “muitos” que queriam ver nele mais do que um figueirinhas comum a fazer pla vidinha. Cairam abrupta, brutal, aparatosamente, desamparados na real - os anjinhos.
A moral desta estória é que existem mesmo anjinhos caídos. E são socialistas; e figueirinhas, claro. Mas nenhum deles é o nóvel administrador da Figueira-Domus
.

Sem comentários: