.

domingo, 5 de junho de 2016

O jornalismo de merda “de luxo”

.

Já tenho aqui abordado a questão e ilustrado alguns vultos do jornalismo de merda. Tantas vezes que até as assinalei com uma etiqueta com o mesmo nome (ver prateleira, na barra lateral).
.
O jornalismo de merda é aquele que se torna motivo de notícia. O jornalismo de merda de luxo é aquele que é noticiado na rubrica “social”.
Vítor Gonçalves é sub-director de informação da RTP. Trata-se daquele carinha laroca circunspecto e educadinho que escreveu um opúsculo sobre a agenda do cavaco, foi correspondente em Washington e agora trata de entrevistar  sumidades em horário nobre (sempre com a agenda do cavaco no sovaco). É um vulto. Ombreia com outros colossos do género, como José Rodrigues dos Santos, Fátima Campos Ferreira, Carlos Daniel ou Paulo Dentinho. Todos eles melhor remunerados do que um lateral direito de um clube de futebol do meio da tabela.
.
A parte que me parece, vá lá, menos bem é aquela de o serem a expensas públicas. Ah, e de o género até ter provedor e tudo (suponho que também subvencionado por todos nós). 
Não sei, parece-me sei lá, um tanto excessivo. 
Quanto a mim o canal público não se devia dar ao luxo de pagar laterais direitos do jornalismo de merda com salários de Mexia. Eu enviá-los-ia a todos para a privada.
Imaginem o que seria. Para o erário público; e para a higiene, também pública, claro.
.


Sem comentários: