.

sábado, 6 de dezembro de 2014

A América, em desenhos



.
A América é um país 
que passou da barbárie à decadência 
sem passar pela civilização
Oscar Wilde
.
Os nossos jornais de referência, sempre tão solícitos a dar brado aos relatórios anuais do Departamento de Estado sobre os direitos humanos no mundo, nunca dizem nada sobre os direitos humanos na América.
.
As televisões também não. Para além da habitual anedota sobre os perús da Acção-de-Graças e outras graçolas presidenciais, os seus correspondentes em Washington não acham nada mais relevante a reportar da terra do tio Sam. Nem razões para enviados-especiais em ofegantes directos de, por exemplo, Ferguson, Missouri.
.
A verdade porém é que, agora que começou de novo a caça ao preto nas suas ruas, a América está afinal apenas a ser igual a si própria - à sua tradição selectiva, à sua história de brutalidade e à sua cultura de violência.

Para o aferir bastaria consultar a própria imprensa americana. 
Mesmo quem não gosta muito de ler (como os nossos correspondentes) poderia informar-se só plos desenhos. 
Alguns são autênticos editoriais (é verdade, esta é também uma das tradições da América: por lá os cartunistas não se  limitam a ilustrar graçolas d'oportunidade - servem-se do humor para exprimir opinião). 
Como o demonstram aliás, a título de exemplo com a devida vénia, estes magníficos, incisivos e corajosos exemplos do humor gráfico local, que catei na net ao acaso.
,

1 comentário:

cid simoes disse...

Só os simplório acreditaram no milagre Obama