.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Carlinhos, explica lá isso aos nossos colaboradores

.
Carlos Silva, o secretário-geral da União Geral de Trabalhadores tem um curioso conceito de “contrato social”.
É assim:  
jornal i - Quando chegou a secretário-geral impôs limites para a preservação do acordo tri-partido. Nos últimos meses esses limites já foram ultrapassados? 
Carlos Silva - Claramente. Mas o acordo mantém-se porque nem sequer foi cumprido por parte do governo (...).
.
O que significa, se bem entendi, que para este representante de trabalhadores, uma das razões para a sua organização honrar um compromisso é o facto de a entidade com quem o celebrou não o fazer.
.
É preciso que se diga que o inenarrável Carlos Silva sucedeu ao inexplicável João Proença (sobre quem já me debrucei aqui) na liderança da UGT - não sem antes pedir, muito deferentemente permissão à sua entidade patronal, o excelentíssimo doutor Ricardo Salgado. E que a UGT é uma curiosa e peculiar organização de trabalhadores que subscreve invariavelmente todos os pressupostos das propostas dos empresários em sede de negociação. A sua simples existência torna aliás, bastante redundante a da organização patronal com quem “negoceia”.
.

No entanto, esta aparente e espampanante contradição da união geral de trabalhadores (isto é, a sua capacidade de mimetizar os pontos de vista empresariais) talvez se explique, muito prosaicamente, pela consanguinidade: António Saraiva, o actual líder da principal organização patronal já foi, afinal, um dos seus afiliados. Ou seja, é uma questão de ADN.
.

Sem comentários: