.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O piropo

.
"(...) Quantos se lembrarão de que, na Figueira, no antigo hotel Reis, nessa época, ao fundo da Praça Velha, estiveram hospedados, ao mesmo tempo, Guerra Junqueiro, Gonçalves Crespo, Cândido Figueiredo, Manuel de Arriaga, Bettencourt Rodrigues. Já não era um mero hotel de praia: era uma sucursal da Academia, uma espécie de Academia a banhos.

Foi num dos alegres jantares dessa estirpe de Júpiter que ocorreu, segundo se conta, este pitoresco episódio: na altura da sobremesa, entraram na sala de jantar duas senhoras ainda novas, bonitas, uma portuguesa, outra brasileira, que estavam com as respectivas famílias no hotel. Ao vê-las entrar, Gonçalves Crespo, levantou-se imediatamente, ergueu o copo e exclamou:
- Brindo ao belo sexo dos dois hemisférios!
Mas logo Junqueiro [Guerra ...], reparando que sob a blusa de seda de uma das senhoras arfavam dois seios rechonchudos, levantou-se, de súbito, bradando, de copo em punho, com a galante irreverência dos seus vinte anos [estava-se, portanto, em 1870]:
- E eu brindo aos dois hemisférios do belo sexo!" 
[Luiz de Oliveira Guimarães, in, I Centenário da Figueira da Foz, 1882-1982]

,
Tudo indica que a esquerda fracturante e o activismo feminil, certamente à míngua de causas neste paraíso isento de iniquidades, pretendem legislar sobre os costumes. Vão avançar com uma proposta de lei para equiparar o piropo ao assédio. Criminalizá-lo.
Como a ortodoxia conservadora que governa esta pobre choldra é bastante liberal em matéria de costumes (isto é, não se importa de ceder aos avanços das minorias mais folclóricas) e como a coisa chega por via anglo-saxónica não me admira que colha.
Portanto 
contenham-se
pedreiros, homens de espírito, poetas
(enfim, a estirpe de júpiter).
Pensem bem
antes de verbalizarem os vossos arroubos mais galantes.

A partir de agora é para piar fininho.
.

2 comentários:

trepadeira disse...

Esta caricatura deixou-me mudo.
Como já disse para aí, tenho tido a sorte de conviver com quem se ofende, não com os piropos, com a falta deles.

Abraço,

mário

cid simoes disse...

Viva a burca, abaixo os cretinos.
E quando passam por nós com a 'minijupe ras le bonbon' e decotes até ao umbigo. coméqué?