.

sábado, 1 de junho de 2013

O actor Rui de Carvalho

.
.
Nunca gostei do actor Rui de Carvalho. 
Acho-o o protótipo do canastrão. Alguém que faz sempre o seu próprio papel. 
Seja de Rei Lear ou de Ofélia, de Romeiro ou de Ninguém, Rui de Carvalho faz sempre o papel de Rui de Carvalho. 
Todavia, este género de actor não faz isto por narcisismo (embora a falta de verdadeiro talento também tenha alguma influência) mas sim por puro cálculo: ele sabe o que agrada ao seu público. O público de Rui de Carvalho não aprecia o desconhecido, o génio, a transfiguração, o milagre do improviso; limita-se a gostar do que já conhece. E, como só o conhece a ele, ele serve-lhe o prato cheio: recita, muito profissionalmente, as suas deixas decoradas, sem surpresas nem remorsos. Presumo que até como Godot Rui de Carvalho haveria de arrancar lágrimas aos tansos que apreciam este género de desempenhos.
.
Também não aprecio nenhuma das causas que defende enquanto cidadão. Sempre pelo mesmo puro cálculo, são invariavelmente causas que agradam ao que ele julga o seu público alvo. Do apoio pessoal aos partidos da coligação que governa o país à defesa comovida, e um tanto tonta, de Zico, o canzarrão que estrafegou uma criança.
.
Recentemente, no seu habitual tom choroso, o velho canastrão endereçou uma carta aberta aos ministros que ajudou a eleger na qual se mostra desiludidíssimo com toda a classe política (!) e indignadíssimo pela forma como está a ser tratado pelo fisco. Só visto.
Curiosamente, este parece-me ser o seu melhor desempenho. O velho histrião, mesmo tendo deixado cair a máscara, consegue finalmente ser convincente na pele de Pantalone, o personagem da commedia dell’arte veneziana - um mercador avaro, libertino e calculista porém crédulo, que acaba sempre enganado por aqueles a quem quer agradar.
A vida é uma comédia das antigas.
.

1 comentário:

cid simoes disse...

“A carta do artista” um excelente guião para o Ruy (com ípsilon) representar no Dona Maria. Ia ter muita freguesia; Ia, ia…