.

domingo, 19 de maio de 2013

Jorge Videla


.
A Argentina é, como Portugal, um país muito dado a messianismos e a uma cultura popular tão adepta da “autoridade” como propícia à cobardia cívica que torna possível as piores tiranias, com os seus cortejos iníquos de atrocidades.
.
Todavia, ao contrário de Portugal (cuja democracia permitiu o exílio dourado dos ditadores, a liberdade impune de todos os seus quatrocentos mil bufos e até a condecoração de alguns torturadores) a Argentina decidiu por fim julgar os seus. E condená-los.
.
Foi assim que Jorge Videla, o presidente da Junta militar (até 1981) que governou o país de 1976 a 1983 - com apoio de muito bom povo, do empresariado, dos estados unidos e da santa madre igreja - foi parar à cadeia.
Em 1985 foi detido e condenado a prisão perpétua por 66 assassinatos, centenas de raptos e casos de tortura, mas foi amnistiado, em 1990, por Carlos Menem. Todavia, oito anos depois seria de novo detido e acusado do rapto sistemático de recém-nascidos às mães detidas. Por este crime seria finalmente condenado, em Julho de 2012, a cinquenta anos de prisão.
Acusado ainda pela sua participação no Plano Condor –um acordo com as ditaduras do Chile, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai para o assassínio dos seus opositores – seria condenado a prisão perpétua, em 2010, por “crimes contra a humanidade”.
.
.
Morreu esta semana, que se fodeu.
Na cadeia, que é onde devia viver para sempre, o filho da puta.
.

Sem comentários: