.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Salgueiro, o curriculum e o “desempenho”


.
De todos os senhoritos que, diariamente nas televisões, doutrinam o bom povo sobre a inevitabilidade e benefícios da austeridade, João Salgueiro é, como dizê-lo, o mais moderado.
-
Salgueiro já pertencia (embora em posição subalterna) à classe dirigente no tempo da outra senhora (foi sub-secretário de estado do Planeamento do governo de Marcelo Caetano). Depois do 25 de Abril viu a luz, descobriu em si uma brusca sensibilidade social-democrata – inscreveu-se no pêpêdê - e foi por aí acima - chegou (não sei se por esta ordem) a ministro das Finanças, vice-governador do Banco de Portugal e presidente da Associação de Bancos Portugueses. Além disso, recebe (segundo o seu verbete na wikipédia) uma reforma de 14. 352 euros da Caixa Geral de Depósitos, que acumula com o salário de presidente da Associação de Bancos e, naturalmente, com o de “colaborador” da faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa onde ensina, claro, economia europeia.
.
Recentemente, num lampejo, descobriu (eureka!) que a austeridade, só, não chega - diz que é preciso melhorar o “desempenho”. Nem mais.
.
Quem lhe ouve os bitaites avisados, pertinentes, assertivos, até sensatos pode pensar que:
-o homem acabou de chegar de Marte, depois de uma loonga expedição aos gambuzinos.
-que durante mais de quarenta anos não teve nada que ver com a governação, com a fiscalização da actividade bancária ou com a política de concessão de crédito à economia deste país.
- ou então, que a situação tartamuda e tetraplégica desta pobre choldra arruinada é mesmo uma questão de “desempenho”- mas da sua classe dirigente.
.

5 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

Gostei de ler e de ver (como de costume!). Está mesmo à medida, Conheço a "prenda" há décadas e posso testemunhar que não vem de Marte... mas do Quelhas e que sempre foi assim: muito assertivo. "Assertou" logo com o Mart(perdão)celo e, depois, nunca mais parou e só não passou à 1ª linha porque o carro do Cavaco tinha de fazer uma rodagem até à Figueira da Foz (conhecem a estória?)!

Olhem... um abraço

(posso reproduzir?)

Fernando Campos disse...

Claro que sim, caro Sérgio.
Um abraço.

cid simoes disse...

Sempre notei que o tipo sempre teve mais olhos que barriga. Olho nele!

platero disse...

pra pular

NÃO QUER A TROIKA FANDANGA

OUTRA COISA QUE NÃO SEJA

PÔR-NOS A TODOS DE TANGA

PEDINDO À PORTA DA iGREJA

platero disse...

CRÍTICA SUMÁRIA ao Ministério das Finanças

:

preocupem-se mais com o TESOURO

e menos com a

TESOURA