.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gore Vidal


.
Metade dos americanos nunca vota, metade nem lê jornais;
 tomara que fosse a mesma metade.
Gore Vidal
 .
Gore Vidal morreu. Além de escritor notável, era um americano invulgar. Não gostava de religião nem do capitalismo (o consumismo como religião), enfim, da estupidez em geral. E nunca se coibiu de o dizer.
- Quanto mais ignorante for o povo e quanto mais condicionado for pela TV a tornar-se consumista e trabalhador dócil, mais fácil será pegar num actor vazio – um dos homens mais ignorantes que já conheci – e fazer dele o presidente dos Estados Unidos. Nunca na minha vida presenciei coisa mais cínica. Um homem completamente vazio. E isso só pode ocorrer com um povo sem um mínimo de formação - dizia ele.
A pátria da liberdade, os Estados Unidos da Amnésia, como ele gostava de lhe chamar, também não gostava dele e também nunca se coibiu de lho demonstrar - depois da sua primeira obra “A cidade e o pilar”, o New York Times, esse farol do livre-pensamento, ignorou olimpicamente os seus cinco romances consecutivos. Já quanto à Newsweek e à Time, foram sete as suas obras de que não publicaram uma única palavra. Além disso, quem se desse ao trabalho de ler resenhas ou críticas por todo o país, ficaria com a sensação que Vidal era um escritor deplorável. - “Em geral, acusam-me de não amar suficientemente Jesus e o capitalismo, vejam bem.”
A América deve estar aliviada.
.

Sem comentários: