.

domingo, 5 de agosto de 2012

A arqueologia do paradoxo


.
Confesso que apesar de já ter alcançado a maturidade conservo ainda, como muitos da minha idade, alguns hábitos de infância. Para além de trazer sempre um canivete no bolso, como quando tinha a idade de Tom Sawyer, continuo um recolector de acasos. E também coleccionador. Não é raro, ainda hoje, chegar a casa com os bolsos cheios de acasos, que acho no meio do caminho, em forma de objectos estranhos ou inusitados.
.
Alguns destes objectos, transfigurados pelo tempo, pelo acaso, pelo desprezo e por outros agentes involuntários adquirem amiúde, sem muito esforço de imaginação, significados, ou identidades, surpreendentes.
.
No caso em apreço esses significados, ou novas identidades, transcendem tão sinteticamente a forma e utilidade originais do objecto que resumem toda uma época: o tempo presente – e é aqui que me sinto uma espécie de agente de uma estranha arqueologia – este achado podia bem ser um retrato ou, como agora dizem nos jornais, um ícone dos dias que passam: os da coêlha, ou do coelho ou, melhor ainda, do burro (o vulgar cretino hodiernoesse inefável apreciador da palha líquida, a bejeca).
.
Quanto aos anos (estes que vivemos) já não são de chumbo mas de simples lata - a substância dos objectos, helas, não se transfigura - senão eu, em lugar de simples recolector, ter-me-ia feito também alquimista.
.

Sem comentários: