.

quarta-feira, 11 de março de 2009

O cão de Vargas

Guillermo Habacuc Vargas é um artista costa-riquenho que se tornou conhecido planetariamente por, supostamente, ter sacrificado um cão no altar da sua “arte” - o que provocou uma histeria globalizada entre as almas sensíveis dos amiguinhos dos animais. O mundo afinal não passa de uma pequena aldeia que precisa do seu “louco” para catalizar os males.
“Guillermo Habacuc Vargas. Escrevam este nome no Google e obterão 143 mil resultados. ‘Animal’ é o que de mais gentil se poderá encontrar em termos de referências ao rapaz, mas ‘filho da puta’, escrito já em várias línguas, começa a ser a expressão mais habitual.Um filho da puta tão óbvio? Fiquei curioso e googlei a história.”
Foi o que me aconteceu a mim quando recebi por e-mail uma exortação a assinar uma petição on-line para boicotar a presença do artista na Bienal Centro-Americana de Arte de 2009. E encontrei este texto que explica que a história não foi bem assim. E que toda a histeria indignada e a “comoção justiceira” que grassa na blogosfera contra o pobre artista só lhe dá razão e prova afinal que “tu és aquilo que lês”.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ao alto, cabeça de cão, desenho.
.

Sem comentários: