.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Kinaxixi



Eu lembro-me de, nas férias de Março (em Angola tínhamos todo o mês de Março de férias), visitar o mercado do Kinaxixi pela mão de minha mãe.
Soube ontem que no passado dia 2 demoliram o mercado do Kinaxixi, em Luanda.
Fico triste por ver desaparecer um edifício que, construído entre 1950 e 52 é referido nas revistas da especialidade como uma das obras mais importantes efectuadas pelos portugueses durante o século XX. O seu autor foi Vasco Vieira da Costa, português naturalizado angolano que no início da sua carreira estagiou, tal como Oscar Niemayer, com Le Corbusier. Fundou em 1979 a Escola de Arquitectura de Luanda e foi seu director até 1982.


Em seu lugar parece que está projectado isto:


Em lugar de uma construção ampla, com pé-direito altíssimo, arejada, funcional e inteiramente pensada para um clima tropical, vai nascer um mono e duas torres envidraçadas e modernas, em tudo semelhante a todos os chopingues centeres de todas as tristes metrópoles subdesenvolvidas.


Há factos que infelizmente só servem para provar a indigência moral e intelectual de certas “elites”. A elite angolana, agora endinheirada, comporta-se como os novos-ricos de todas as latitudes: à míngua de referências culturais ou sequer de amor-próprio, copia e aceita o modelo take-away que vem ”de fora”. Depois da moda assimilada do socialismo “esquemático”e da lucrativa guerra civil, assimilou outra moda lucrativa: a da especulação, do capital: o mercado. A sua cupidez só tem igual na do antigo colono. Comportam-se como colonizados que, alienados, macaqueiam os tiques do seu modelo, o colono.
Agora, o último grito em Angola é, a exemplo da sua ex-metrópole colonial, a especulação imobiliária e a sua ostensiva demonstração é demolir sistematicamente o património construído. Tal como o ex-colono já fez (e vai fazendo) na ex-capital do império.
.

1 comentário:

alex campos disse...

A demolição do Kinaxixe é um crime de lesa-património. Mas como o mundo está nas mãos de quem está...