.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Joaquim Cachulo.

Joaquim Cachulo é, talvez, o mais notável dos artistas gráficos figueirenses. Fez uma extraordinária exposição de caricaturas no Casino da Figueira e eu não achei, nas edições on line dos “jornais” da terra, uma só referência a este facto.
O humor, a sátira, a inteligência e o espírito crítico estão há muito banidos da imprensa da Figueira da Foz.
Não existe, em nenhum dos seus jornais uma única colaboração assinada por um artista gráfico. Não há cartoons, caricaturas, charges ou seja o que for. Nada. Nada que não seja a mais rutilante palermice lambe-cús.
Isto é também, infelizmente, mais um sinal da decomposição inexorável desta cidade.
Numa cidade de zombies acríticos, mortos, moribundos abúlicos (ou indignados anónimos, que proliferam como coelhos pela blogosfera), espanta-me ainda que lhes cheguem (aos jornais), as páginas para a necrologia e para a louvaminhice e o lambecusismo.
E não me espanta por isso (eu não sou daqueles que se indignam porque deus criou as moscas!), que a exposição do Quim, um GRANDE artista gráfico, tenha passado em claro aos jornais da sua terra. Ao invés, na minha busca, encontrei imaginem, no boletim da Sociedade Figueira-Praia, uma entrevista com um marchand de arte (vigarista, em francês, segundo Picasso)!
É de gritos. Um dia destes dedico-lhe uma posta.
--------------------------------------------------------------------------------
Das peças da expo de Joaquim Cachulo escolhi estas para ilustrar este postal.
Representam Álvaro Cunhal e Pedro Santana Lopes. Trata-se de um trabalho precioso e delicado, em gesso e pasta de moldar.
.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Fernando,

quando gosto do traço e do desenho de amigos, post de quando em quando, um no Varal. Hoje você e seu link estão lá! Espero que receba muitas visitas e comentários. Seu trabalho é muito bom, repito!

Forte abraço

Fernando Campos disse...

Muito obrigado, Eduardo.
Bem haja. um grande abraço.

Só- Poesias e outros itens disse...

Adorei conhecer esse artista e o seu blog.

Parabéns!!!

JU gioli

humorgrafe disse...

Acho espetacular este trabalho. Infelizmente nunca tinha ouvido falar dele, e tenho pena de so conhecer esses dois trabalhos que colocou no seu blog. Aproveito para lhe enviar um abraço de parabens pelo seu blog. Osvaldo Macedo de Sousa