.

domingo, 23 de setembro de 2007

O pintor e o modelo, 1986

“Se pensarmos bem, há muito poucos temas. Estão sempre a ser repetidos por todos. Vénus e Amor transformam-se na Virgem Maria com o Menino Jesus, estes em Mãe e filho, mas o tema é sempre o mesmo. Deve ser maravilhoso inventar um tema novo. Van Gogh, por exemplo. Algo tão quotidiano como as suas batatas. Ter pintado isso – ou as suas velhas botas! Isso foi realmente algo importante.”
Pablo Picasso


Se pensarmos bem, há muito poucos temas. Estão sempre a ser repetidos por todos. Vénus e Amor transformam-se na Virgem Maria com o Menino Jesus, estes em Mãe e filho, mas o tema é sempre o mesmo. Deve ser maravilhoso inventar um tema novo. Van Gogh, por exemplo. Algo tão quotidiano como as suas batatas. Ter pintado isso – ou as suas velhas botas! Isso foi realmente algo importante
Pablo Picasso
.
Eis um desenho, de uma série de Outubro de 1986, que achei entre inúmeros que fui acumulando ao longo dos anos, em pastas e que tenho estado a digitalizar para “animar” este sítio em "postais".
São todos apontamentos muito sumários e rápidos mas, agora que os encontrei, pode ser que se transformem em algo mais elaborado.
O tema é o pintor e o seu modelo. Os artistas desde sempre se socorreram de um reportório limitado de temas para desenvolverem a sua maneira.
.
.

Sem comentários: