.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ideias com potencial - o fungagá da bicharada

A
.
“Há características mais humanas num chimpanzé ou num cão do que numa pessoa em coma”
André Silva, PAN 

"O amor dos animais contém muito da desaprovação pelos seres humanos e é próprio dum melindroso estado de revolta que não encontrou a sua linguagem", dizia Agustina num dos seus sibilinos, prescientes, certeiros e lapidares aforismos.
.
Aquilo a que todos os media, e até o Marcelo (!), embevecidos, deram graças por não ter chegado a Portugal, afinal chegou. Ou melhor, sempre cá esteve – apenas não tinha encontrado ainda a sua linguagem.
Esse larvar e melindroso estado de revolta, que alastra por toda a Europa e pelo mundo, achou em Portugal, no sentimentalismo do amor à bicharada, a linguagem de uma nova moral destituída de empatia pelos seus semelhantes. Uma moral sem culpa, mas de frémitos totalitários e ânsias censórias e proibicionistas.
.
O homem-comum-que-não-lê, o desinformado convicto, o apolítico de nascença (ou por vocação), o pobre-de-direita, as misses a concurso, o público do correiodamanha e a plateia da crestina já têm um novo deus; e André Silva é o seu profeta.
.
Eis por fim a res pública sem ideologia - só com (bons) sentimentos. De fácil adesão porque sem compromisso. O sonho húmido dos idiotas de todos os tempos; o delíquio da estupidificação; o ideal cumprido da maioria silenciosa - Abaixo a esquerda! Abaixo a direita! - Viva toda a bicharada!  
.

1 comentário:

dercy lyne disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.