.

domingo, 25 de junho de 2017

Judite, o inferno e a merda


.
Este podia ser o retrato de Sebastião Pereira, pseudónimo português do jornalista Jacinto Leche Acá Por El Riego, o tímido - ou modesto, vá lá -, enviado especial do jornal espanhol El Mundo ao inferno de Pedrogão Grande, mas não é.
.
Trata-se da conhecida jornalista Judite de Sousa. Judite também foi a Pedrogão Grande, em reportagem, mas para a TVI. E tornou-se notícia porque se fez filmar, em directo para o seu publicozinho, ao lado de um cadáver. O que torna no entanto a coisa chocante não é apenas a exibição do cadáver. É o facto de Judite ter mentido ou distorcido os factos, lançando sobre os bombeiros uma mais do que vaga suspeição de que andavam por ali algures na pândega: Está um corpo aqui ao meu lado, de uma senhora, que ainda não foi recolhido, apesar de os bombeiros se encontrarem muito perto deste local”, dizia ela, ao lado de um corpo já piedosamente coberto com um manto branco num espaço devidamente circunscrito.
.
Judite pratica com as mãos ambas, e os pés, aquele tipo de jornalismo que dá que falar. Não pelo assunto de que fala mas pelo modo como fala do assunto. Para ela todo o assunto se torna pessoal, emocional, levado ao sentimento. Judite espreme-o sempre até ao tutano para que dê mais molho, sempre mais e mais repugnante. Não tem nada que ver com objectividade; é apenas mórbido, além de estúpido.
.
Além disso, Judite é uma jornalista que é, ela própria, imensamente mediática. Não há nada da sua vida privada (os seus casamentos, divórcios, namoricos, funerais e outras festas, viagens de férias, testamentos, etc, etc.) que ela não partilhe com o grande publicozinho que se interessa por assuntos de merda, através da imprensa especializada na matéria.
Judite é uma jornalista-vedeta. Não sei se estão a ver, aquele género de jornalista que, muito mais do que entrevistar, gosta de dar entrevistas. Enfim, de dar nas vistas. O que faz dela um caso exemplar de - como dizê-lo de outro modo? - autêntico jornalismo de merda. Tal como o inefável Sebastião Pereira e o jornal El Mundo, por supuesto.
.

2 comentários:

Kique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kique disse...

Boa tarde

Já algum tempo que venho seguindo este blog.
Tomei a liberdade de o adicionar ao meu.
http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt
Se estiver interesse adicione o meu blog ao seu.
Abraço

Henrique