.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Da Nóvoa

.
Acabou ontem a campanha eleitoral. 
Eu acabo a minha hoje, dia de reflexão, com o cromo que faltava e uns desobrigados e despretensiosos considerandos sobre a figura do presidente. 
.
Confesso que o facto do candidato Sampaio da Nóvoa ser apoiado publicamente por Ramalho Eanes (que considera Cavaco um sujeito honesto) e por Mário Soares (que não considera o generalíssimo lá grande coisa) deixou-me primeiro perplexo, depois apreensivo.
.
Ao esmiuçar este facto tornou-se-me no entanto bastante evidente que: 
  1. é perfeitamente possível ser-se um pouco estúpido e ainda assim ser-se um bom presidente da República – desde que se seja muito honesto – como o general Eanes.
  2. Mas também que um bom presidente até pode ser intrinsecamente desonesto, desde que seja um pouco inteligente – como o dr. Soares.
  3. Já para se ser um mau presidente, é necessário apenas alguém capaz de conjugar, em simultâneo, uma reluzente estupidez com a mais sonsa desonestidade – como o prof. Cavaco)..
Mas voltando à vaca fria - ou seja, o candidato da Nóvoa – e a propósito dos atentados de carácter de que foi vítima durante a última semana:  é pouco provável, senão mesmo impossível, que alguém capaz de despertar tanto rancor em gente tão miseravelmente mesquinha e medíocre não seja eminentemente um homem decente..

No fundo, é apenas disso que o país precisa. De uma segunda volta. E que viva a república.
.

1 comentário:

cid simoes disse...

LAMENTO TEREM SIDO SÓ DEZ CANDIDATOS, SE FOSSEM MAIS TERIA USUFRUÍDO DE DESENHOS E TEXTOS QUE TÃO BEM ILUSTRARAM ESTE ESPECTÁCULO.