.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O gesto é tudo

.
Quando o Padeiro Velho de Casdemundo teve a certeza de que Manolo Cabra lhe desfeiteara a irmã, em dois segundos decidiu tudo. Nessa mesma noite matou-o de emboscada, arrastou o cadáver para o palheiro e foi acender o forno com umas vides que comprara para as empanadas de San Bartolomé.
O irmão do meio encarregou-se de cortar a cabeça ao morto. O Padeiro Velho amanhou-o e depois chamuscou-o bem chamuscado. Às duas da manhã untou o Cabra de alto a baixo com o tempero, enfiando-lhe um espeto pelas nalgas. Às cinco estava assado.
“Caramba”, disse o irmão do meio, que admirava todas as invenções do mais velho, “é à segoviana!”
“Mas não lhe pões o dente”, cortou o outro.
Entretanto o mais novo, regressado já do Pereiro, aonde fora avisar o Padre Mestre, manifestou desejos de capar Manolo Cabra. O do meio olhou muito sério para o Padeiro Velho. Este cuspiu enojado e decretou:
“É tudo para os cães. E agora tragam-me lá a roupa do fiel defunto, que já não tem préstimo senão no inferno”.
Se perguntassem ao Padeiro Velho o que mais queria naquele momento, teria respondido:
“Assar-lhe até a memória.”
In “Trabalhos e Paixões de Benito Prada”
.
Ontem à noite entretive-me a compôr esta caricatura do grande Fernando Assis Pacheco, com a intenção de a editar hoje, um dia depois da efeméride do seu falecimento, a 30 de Novembro de 1995. Retratei-o com o seu ar jocoso, alegre e mordaz, na pose de uma das suas fotos mais conhecidas.
.
Tinha intenção de a fazer acompanhar de um dos seus magníficos sonetos, aquele que dedicou aos seus colhões - este. Mas mudei de ideias. Optei pelo primeiro capítulo do seu romance “Trabalhos e paixões de Benito Prada”.
.
Dedico-os (o gesto e o naco de prosa do Assis) à xelência que preside a esta pobre república arruinada, que continua a descer degraus na infecta indignidade em que apostou e dá provas todos os dias.
-É verdade. O cavaco acaba de desmentir o jornalista da SIC que relatou a sua incontinência verbal nas arábias, onde – à mesa lauta de nababos de turbante - se lambuzou deleitada e ignobilmente a desfeitear as irmãs, as mães e as filhas de todos os portugueses.
.
Dedico-os também à televisão em causa que, não satisfeita em desautorizar e humilhar publicamente um dos seus jornalistas, se apressou a pedir desculpas a “suaxelência”. Repugnante.
.

Mas se me perguntassem o que mais queria neste momento, responderia como o Padeiro Velho do Assis: “Assar-lhes até a memória”.
.

2 comentários:

trepadeira disse...

Conheci-o no Diário de Lisboa.
Tomámos um ou outro copo ali em frente à politécnica e dois dedos de conversa que eram sempre de mão cheia.
Recordo aquela expressão magnífica, reservada a alguns amigos:

"Ó minha vaca.".

Abraço,

mário

cid simoes disse...

Mesmo assando-lhes só a memória deve feder.