.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aécio Neves

.
Aécio Neves é o candidato da direita à presidência do Brasil. Aécio representa aquilo que de mais reaccionário e medieval ainda existe no Brasil. Recentemente recusou-se a assinar o compromisso contra o trabalho escravo; o que não deixa de ser natural, ele é o candidato natural da casa grande.
.
Diz que Aécio tem hipóteses. É esse o paradoxo da "democracia representativa"*

Outro candidato de casa grande acabou de vencer eleições, mas em S. Tomé e Príncipe. E com o babado apoio de uma curiosa coligação de políticos portugueses. É verdade, uma patusca comitiva de personalidades representantes do arco do poder, dos negócios e do que há de mais retrógado na antiga metrópole (onde pontificava alegremente, entre outros sucialistas, o inenarrável deputadinho figueirinhas Joãozinho Portugal, que já retratei aqui), andou pla sanzala desse pobre paraíso equatorial a subscrever manifestos em defesa da democracia(!) a apelar ao voto no senhor do engenho local, um tal de Patrice Trovoada.
.
Não se sabe se também pretendem ir ao Brasil declamar o seu apoio a Aécio (talvez não, duvido que esse devaneio neo-colonial fosse encarado por lá, mesmo pelos senhores da casa grande e do engenho, com a mesma bonomia dos santomenses). 
Mas a verdade é que o possível triunfo de Aécio é o sonho molhado destes senhoritos. Seria a utopia de Gilberto Freyre materializada no século vinte e um.  A vitória, tri-continental e em toda a linha porque “democrática”, da casa grande sobre a sanzala. A consagração, supõem eles que definitiva, do sempiterno fadinho luso-tropical - esse lirismo alarve da fatal, e resignada, iniquidade.

*confesso que tenho muitas reservas quanto àquilo a que chamam “democracia representativa”. Sempre me causou perplexidade o paradoxo iníquo e obsceno de um sistema no qual o voto de quem acredita na desigualdade vale o mesmo que o voto de uma pessoa decente. Não devia valer. 
.
.

1 comentário:

cid simoes disse...

A luta também se trava neste lamaçal, mas apetece-me dizer "ELECTIONS PIEGE A CON"