.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A procuradora Marques Vidal

-
O senhorsalgado foi detido porque, segundo as notícias,  havia a hipótese de, em liberdade, destruir provas. Após algumas horas de ameno interrogatório, na presença do seu advogado (sobre quem já me debrucei aqui), foi-lhe prescrita uma caução de três milhões de euros. Assim uma coisa “à americana”. O senhorsalgado foi em paz e segundo as notícias, tinha um mês para pagar ou recorrer. O senhor salgado, certamente aconselhado plo seu advogado, deve ter prometido que se portava bem e não destruia provas ou assim. Soube-se agora que o pulha já pagou – por transferência bancária e sem a prestação de garantias. Três-3-três milhões de aéreos.
-
A justiça em Portugal é assim. Não é como na América. Num país de direito (e de liberdades e de garantias) como Portugal, a um arguido são–lhe sempre dadas imensas garantias - só vai dentro se, por exemplo, não tiver um advogado como o do senhorsalgado. Na América não. Na América, um escroque como o senhorsalgado, o senhor Madoff, foi julgado, condenado, expropriado (e toda a família) e posto a ferros – depois deitaram fora a chave. 
Em Portugal diga-se, também ja se tratou assim os escroques, mesmo os de famílias influentes. Eram postos a ferros, as famílias expropriadas e banidas – até o chão que lhes pertencia era salgado – devia ser por causa das moscas. Mas isso foi no tempo terrível do malvado Sebastião José de Carvalho e Melo, quando este país não era um país de direito ou assim, sei lá, abençoado plo espíritosanto.
-
Hoje já não há intendente. Hoje em dia em Portugal os escroques têm todas as garantias. Até porque quem lidera a investigação criminal, a senhora procuradora Joana Marques Vidal, não teme que eles destruam provas, que continuem na má-vida (sei lá, a praticar crimes ou assim) ou que fujam para o estrangeiro.
-

Sem comentários: