.

sábado, 19 de abril de 2014

O presidente da associação 25dabril

.
O tenente-coronel (ou lá o que é que ele é) na reserva Vasco Lourenço é um dos capitães revolucionários de Abril de 1974. Lourenço também usa aventalinho (é maçon no grandeorientelusitano) e preside todos os anos às almoçaradas comemorativas do movimento dos capitães.
.
Lourenço é, no entanto, um revolucionário muito peculiar. Ele é um moderado impetuoso. Assinou, por exemplo, o documento dos nove antes mesmo de o ler (!).
O documento, que representava os militares de tendência moderada, dizia “recusar tanto o modelo socialista da Europa de Leste como o modelo social-democrata da Europa ocidental” e defendia algo “baseado numa democracia política, pluralista, nas liberdades, direitos e garantias fundamentais”.
.
O general (ou lá o que é que ele é) anda agora porém muito excitado com as conquistas dabril e tal, mas não sei exactamente de que é que ele se queixa - afinal, o seu modelo alternativo “entre o socialista e o social-democrata” venceu em toda a linha. Aí o tem
.
- Ah e tal isto não é carne nem é peixe, pá - diz ele. Mas a maioria que governa democraticamente o país sugere que ele coma e cale - que os cães também o fazem e também andam gordos.
.

Sem comentários: