.

sábado, 1 de março de 2014

Eles andam aí (estórias sem moral nenhuma)

.
Há cerca de 18 anos, por volta de 1996 ou 1997, eu era jornalista amador (já fiz uma porção de coisas na vida, quase todas sem fins lá muito lucrativos). "Animava" então um quinzenário de informação, na Figueira da Foz. Nesse tempo, António Guterres governava a choldra e Jorge Coelho era o seu ministro plenipotenciário.
Foi por ocasião de uma visita deste à região, acompanhado pelo então deputado por Coimbra Manuel Alegre e vasta comitiva, já não me recordo a que propósito, que foi concedida uma conferência de imprensa na sede da Junta de Freguesia de Buarcos. Embora não fizesse habitualmente a cobertura deste género de eventos (a mim cabia-me a composição e a orientação gráfica do jornal), como éramos poucos, lá fui eu, enfim fazer a coisa.
.
A sala estava toda iluminada. O “adido de imprensa” - uma espécie de capataz às ordens do ministro que, da mesa, dirigia notoriamente os trabalhos - elucidou rispidamente os “senhores jornalistas” que, por motivo da agenda carregada do senhor ministro, só seria permitida uma pergunta por orgão de informação e que não seriam permitidas as que não relevassem o assunto da visita. De seguida, qual feitor de herdade, escolheu a dedo os previlegiados que, contentinhos como se tivessem merecido um rebuçado, se aprestaram a fazer as perguntas autorizadas.
É evidente que me levantei e me vim embora, enojado - enquanto o ministro, que tinha assistindo a tudo com evidente satisfação, lhes ia respondendo olimpicamente, sempre ladeado pelo poeta Alegre.
.
Foi esta a ocasião em que estive mais próximo de Jorge Coelho. Soube agora que, após um retiro empresarial onde fez o seu tirocínio das obras-públicas (curiosamente já depois de ter sido ministro das ditas), está de regresso às lides políticas sucialistas. A coisa promete.
Quem nunca se retirou das lides empresariais foi António Vitorino (de quem também já falei aqui), colega de Coelho nas lides sucialistas. Não há festa nem festança onde não vá a constança – e esta constança não tem parança – Vitorino acaba de aceitar gerir não-executivamente os Correios, depois de devidamente privatizados pla sucialdemucracia.  
.
Quanto à Figueira, depois de um interregno sucial-demucrata, regressou ao sucialismo. E em força. O actual elenco camarário acaba de permitir o aniquilamento total do que restou do bosque SottoMayor (sacrificado em 1995 pela gestão de Aguiar de Carvalho no altar da urbazinação sucialista).
Ainda na Figueira, na freguesia do Bom-Sucesso, populares ameaçaram abandonar o saneamento básico e voltar a usar as fossas sépticas - porque, segundo dizem - a companhia privatizada das águas da Figueira está, há 12 - doze anos -12, a encanar os eflúvios de merda da estação elevatória de Loureiros directamente para a Lagoa da Vela, por valas e campos agrícolas. Até ao momento ninguém foi preso. Sei lá, por fraude (deduzo que tenham cobrado taxas de saneamento plo serviço); por tentativa de envenenamento colectivo; por atentado ao ambiente ou ao pudor.
- A moral desta(s) estória (s) é que é um erro julgar ingénuos os que se deixam representar por esta gente. Decididamente há ali também muita estupidez. E imensa velhacaria.
Convenhamos que inanidades deste jaez só são possíveis de alguma impunidade com uma vasta, unânime e zelosa cumplicidade. Aquilo a que se chama um entendimento.
.

Sem comentários: