.

sábado, 2 de novembro de 2013

O general de três estrelas Bento dos Santos Kangamba ou o empreendedorismo castrense.

.
Em Portugal, o governo e a sua maioria acabam de aprovar o orçamento de estado para 2014. Em dia de finados. Decerto com a satisfação do seu presidente.
.
Mas em Angola, o chefe de estado, no seu discurso do estado da nação apresentou, num anedótico linguajar pseudo-marxista, a mais indigente e repugnante auto-justificação para a cleptocracia infame de que é o regedor. Santos defende o direito dos locais à acumulação primitiva da riqueza - à apropriação. Nem mais. É o que ele próprio, a sua vasta parentela e apaniguados fazem. À força toda.
.
Este país, que durante anos a fio praticou metodicamente uma guerra fraticida, hedionda e interminável nunca viu. paradoxalmente. nenhum dos seus generais procurado por um tribunal internacional. Após a guerra, em tempo de paz, a classe dirigente ex-marxista (era o marxismo esquemático) converteu-se aos negócios e ao enriquecimento enfim, à apropriação da riqueza, o capitalismo primitivo.  Em plena impunidade. Ninguém os leva presos. Porque eles também comandam as polícias, integram as magistraturas e as chancelarias. Em Angola existe um fenómeno sociológico único no mundo: não há milionário que não seja (ou tenha sido) general. Pode-se mesmo dizer que Angola deu ao mundo o empreendedorismo castrense.

Bento Kangamba é um general (de três estrelas) e empresário que pertence à família real do reino da Matamba (é sobrinho por afinidade do presidente vitalício) e tem interesses em quase todo o mundo conhecido e arredores, incluindo Portugal. Pois bem, Bento dos Santos Kangamba está a ser procurado pela interpol para ser julgado por um tribunal brasileiro, curiosamente não pela sua actividade militar mas sim empresarial. Bentinho é acusado de estar por trás de uma rede de tráfico internacional de mulheres e diamantes.
.
Bem sei que Bentinho dos santos também trafica influências e o seu processo prescreverá para além das calendas gregas ou será concerteza ilibado de todas as acusações.
Não há justiça neste mundo, nem em Angola. Nem no seu parceiro de negócios, Portugal – neste país, o general que também é empresário e procurador-geral da república de Angola foi ilibado em Junho do envolvimento num processo de branqueamento de capitais – e nem sequer já há esperança.
.
Sem justiça nem esperança só me resta o escárnio.
É isso que ainda me vai dando algum alento para lhes ir fazendo o retrato. Este é mais um rosto da classe dirigente.
.


2 comentários:

platero disse...

sugestáo para um desenho
:

O TAL NATAL

POR DECRETO DE MADURO
QUEM SABE SE O CARNAVAL
EM CALENDÁRIO FUTURO
NÃO PEGA COM O NATAL

abraço

cid simoes disse...

Caro Platero. A distorção desta notícia exemplifica o que há de mais canalha na intoxicação social a que estamos sujeitos. O Presidente Maduro disse que deviam antecipar as "festas natalícias", e a contra-informação fez circular que o Natal na Venezuela passava a ser em Novembro.E assim se achincalha um país e se engana o mundo.