.

terça-feira, 9 de julho de 2013

ó pra mim, entre as individualidades e os artistas

.
No passado dia 6 desloquei-me a Vila Real para assistir à inauguração das exposições do XV Salão Luso-Galaico de Caricatura (a dedicada à obra, notável, do artista homenageado, (António Santos) Santiagu, que integrou o júri, e a dos participantes no concurso deste ano).
.
Gostei muito da estadia em Vila Real, cidade que já não visitava há mais de vinte anos. Há coisas que mudam para melhor. E viajar é sempre refrescante. Apesar do tempo de ananazes.
Saindo da sufocante vil tristeza figueirense, vi um comércio tradicional ainda vivo, à moda antiga, apesar das dificuldades. E, juro que não foi insolação, eu vi, claramente visto, na Rua Direita: num limite de trinta metros, três, digo 3, livrarias, abertas. Ainda nem acredito.
Mas as noites também são refrescantes e serenas, perfumadas pelas tílias que agora estão em flor.
.
No dia seguinte depois do almoço (tripas aos molhos, um acepipe local) vim pela Régua, pla estrada Nacional, para desfrutar da magnífica paisagem Património da Humanidade. À chegada a Lamego vinha a arfar (não sei se do síndroma de Stendhal que me acometeu na descida, à vista dos socalcos, se dos quarenta e cinco graus de temperatura). Estrelavam-se ovos no granito da praça se se quisesse, mas não me apeteceu. Virei costas à senhora dos remédios e fui visitar o museu, instalado no antigo Paço Episcopal. Aí fiquei mais de uma hora e três quartos, deambulando, na penumbra, entre pedras antigas ou arquejando, especado, diante dos Grão Vasco, a beber água. Também foi refrescante.

Da esquerda prá direita: - Melchior Moreira (Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal),
Pedro Ramos (Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real), Rui Duarte (3º Prémio),
Pedro Manaças  (Prémio Especial Júlio Montalvão Machado), António Paiva (Prémio Especial Benito Losada),
Fernando Campos (Prémio Especial Correia Dias), Manuel Martins (Presidente da Associação Douro Alliance, organizadora do evento e Presidente da Câmara de Vila Real), 

Rui Pimentel (1º Prémio), Omar Perez (2º Prémio)
e Osvaldo Macedo de Sousa (Director Artístico do Salão Luso Galaico de Caricatura)

Ah, em Vila Real também estive presente na cerimónia de entrega dos prémios, onde tive a honra de receber, das mãos de Pedro Ramos, presidente da Assembleia Municipal, um galardão recentemente instituído pelo júri, o Prémio Especial Correia Dias, que muito me desvaneceu.
Vai daí, decidi também eu conceder neste blogue um espaço à vanglória e (porque não) à calúnia social, tão do agrado das classes baixas (e também das ociosas). Mas em plena silly season, em tempo de pedros & paulos, decidi ainda assim manter a coisa num nível aceitável: por isso, contentai-vos em olhar pra mim, entre as individualidades e os artistas premiados. A foto é daqui..


3 comentários:

Fernando Torres disse...

Felicitações e não desista.

Judite Castro disse...

O "amarelo" da Bemposta" bem que mereceu o prémio especial.
Parabéns.
O trabalho sobre a Joana de Vasconcelos também merecia um premiozito.

Cumprimentos

jrd disse...

Parabéns!
Acabei de "surripiar" um desenho, citando a fonte como manda a ética.