.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A caricatura - de curso

.
.

A edição de um livro (ou plaquette) de caricaturas de estudantes finalistas de um curso académico é uma tradição retintamente portuguesa - iniciada em Coimbra em 1903.
Este costume de perpetuar uma memória amável e risonha do tempo de estudante estendeu-se depois progressivamente a outras universidades do país.
.
Zé Oliveira é um dos grandes caricaturistas de imprensa que se especializou em caricaturas académicas para livros de curso. Ao ponto de, com o seu desenho ágil, sintético e carismático, ter criado como que uma espécie de “cânone” do género, difícil de igualar.
.
Recentemente porém, a crise económica e os prestimosos artifícios do Governo de Portugal criaram um fenómeno sem precedentes na história do ensino em Portugal: o abandono escolar massivo por motivos económicos - o que vem potenciando um inefável, e inédito em democracia, nivelamento por cima: os futuros doutores deste país serão, tal como no passado, oriundos exclusivamente das classes mais possidentes. E esta, hem?
.
Talvez por isso resolvi, também eu, investir nesse ”nicho de mercado”. Que quereis, tenho tendência para investimentos de risco.
Sem tentar, como julgo evidente e razoável, concorrer com o inimitável Zé Oliveira proponho-me, modestamente claro, fazer humildemente o retrato de alguns desses nóveis dótores, representantes da futura classe dirigente, quando ainda tenros. No género pra memória futura.
Até já fiz um cartaz (reproduzido acima) que espalharei por toda a parte. Especialmente pelos locais apropriados.
.

1 comentário:

cid simoes disse...

Esses locais apropriados não cheiram bem.