.

terça-feira, 26 de junho de 2012

O professor Marcelo

.

.
Este é mais um retrato do rosto da classe dirigente
Marcelo Rebelo de Sousa é, como diz na wikipedia, um político, professor e jurisconsulto português.
.
Marcelo é uma espécie de mistura de prof. chanfrado com o mestre sabe-tudo. Os portugueses acham-lhe um piadão. É um tudólogo. Manifesta-se sobre tudo e sobre nada e acerta sempre ao lado, em cheio.
Ele tem um pugrama na televisão onde, aos Domingos depois do jantar,  faz o seu número ilusionista de tirar coelhos da cartola ou vice-versa, ou lá o que é. É lá que responde a perguntas que ele próprio escreveu admiravelmente lidas por um “jornalista” cheio de amabilidades e de aspas.
Os portugueses não percebem nada do que diz o estafermo, mas gostam. Compreende-se; ele faz tudo parecer simples; a matemática é uma batata, doce, na boca deste professor de direito.
.
O Homem é um sábio e fala de tudo com a convicção dos iluminados, ou dos cretinos - é aqui que a populaça se perde um pouco - a partir de um certo ponto convenhamos, e essa é que é essa, o bom povo tem muita dificuldade em distinguir a simples sabedoria da mais imbecil e tortuosa locacidade iluminada, a esperteza saloia.
.

Ele não tem rival na baixa política. Como refere, com alguma graça, um dos seus mais obscuros detractores - é no que é infinitamente pequeno que ele demonstra toda a sua grandeza.
.

1 comentário:

Daniel Abrunheiro disse...

É isto tudo, sem tirar nem pôr.