.

sábado, 15 de dezembro de 2007

O poeta da curva simples


.

(caricatura de Fernandes)


Não é ângulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do céu, e nas ondas do mar.
De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein Oscar Niemayer

Hoje, Oscar Niemayer faz 100 anos.O homem pensa que a linha curva é a distância mais bela entre dois pontos.Ama os rios e as mulheres e as montanhas e as nuvens e as ondas do mar e o Brasil.
Não dá muita importância ao trabalho que o consagrou “o único brasileiro de quem se falará daqui a 500 anos”.
Está mais interessado “nos problemas sociais, na emancipação econômica e política do meu país, na luta contra a miséria e a ignorância, solidário com os que são oprimidos e explorados”.Ah! E não sabe que o tabaco mata prematuramente…

Acho que hoje vou acender um puro.
Puxar umas baforadas longas. Curvas.
Saravá, seu Oscar.

Eu gostava de desenhar. Eu lembro que quando era menino, eu começava a desenhar com o dedo no ar, e minha mãe perguntava: ‘o que você está fazendo?’. Eu dizia: ‘eu tô desenhando’, de modo que foi o desenho que me levou para a arquitetura”.

.

.

Sem comentários: